Imagem da receita

Omelete de cebola e bacon com salada e cenoura assada

Alô, casal! Jantar gostoso e expresso? Omelete com legume assado. Olha aí uma estratégia eficiente para otimizar o tempo na cozinha: combinar métodos de preparo diferentes (um na frigideira, outro no forno). Esta receita faz parte do livro 'Cozinha a quatro mãos'.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve2 porções

PARA AS CENOURAS

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

 

  1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  2. Descasque e corte 2 cenouras ao meio, na largura. Corte cada metade em quartos para formar palitos e transfira para uma assadeira grande. Tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  3. Leve para assar por 20 minutos, até dourar — na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Enquanto isso prepare o molho pesto.

 

Esta receita é do livro Cozinha a quatro mãos. Conheça aqui!

PARA O MOLHO PESTO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de nozes
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 dente de alho
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque bem as folhas de manjericão e descasque o dente de alho.
  2. No processador de alimentos, junte o azeite, as nozes, o alho, o queijo parmesão ralado e uma pitada de sal, triture.
  3. Junte as folhas de manjericão e processe para incorporar todos os ingredientes. Quanto menos você bate o manjericão, mais verdinho fica o molho (se preferir, bata no pilão, no mixer ou no liquidificador). Prove e, se necessário, tempere com mais sal — alguns queijos são mais salgados que outros.

    OBS: Se fizer molho a mais, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético e guarde na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

PARA A SALADA

Ingredientes

  • 1 maço de alface-frisée

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente, transfira para uma tigela com 1 litro de água e siga as instruções do bactericida de sua preferência. Deixe de molho pelo tempo indicado para higienizar.
  2. Retire as folhas da água em vez de escorrer — assim as sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue e, depois, seque bem (numa centrífuga, com papel-toalha ou com um pano de prato limpo). Sirva as folhas temperadas com azeite, vinagre e sal para acompanhar a omelete.

PARA A OMELETE

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 3 colheres (chá) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
  • ½ cebola cortada em cubos
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média (ou frigideira) ao fogo médio para aquecer. Regue com azeite, junte o bacon e refogue até começar a dourar. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar.
  2. Numa tigela pequena, quebre 3 ovos, um de cada vez, e transfira para outra tigela — se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e, com um garfo, bata apenas para misturar as claras com as gemas.
  3. Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo baixo (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Quando aquecer, adicione 1 colher (chá) de manteiga e deixe derreter. Faça um movimento circular com a frigideira para espalhar a manteiga por todo o fundo.
  4. Junte a mistura de ovos. À medida que as beiradas começarem a cozinhar, empurre-as para o centro da frigideira; não se assuste, a mistura vai ficar toda enrugada mesmo. Com esse processo, a parte que ainda está líquida escorre para a borda e cozinha rapidamente. O resultado é uma omelete mais úmida. Repita até que não escorra mais, por cerca de 1 minuto.
  5. Quando a omelete já estiver cozida (as beiradas desgrudam das laterais, mas o centro ainda está úmido), disponha metade do bacon refogado e do queijo parmesão ralado no centro dela e dobre na metade. Adicione ½ colher (chá) de manteiga e, com a ajuda de uma espátula, deixe escorrer para baixo da omelete. Dessa maneira, o lado em contato com a frigideira fica bem douradinho. Deixe dourar por cerca de 1 minuto.
  6. Para servir, segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre um prato. Cubra com papel-alumínio para não esfriar enquanto prepara a segunda omelete. Sirva a seguir com a salada de folhas verdes e as cenouras assadas com o molho pesto.