Imagem da receita

Pão de batata-doce

Perfeito para preparar sanduíches, ideal para a lancheira das crianças, fofinho, macio, dourado e saboroso. Sabe o que esse pão é? Um sucesso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve10 pães


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada (1 batata grande)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de leite morno
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) do leite morno até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.
  2. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a batata-doce e misture bem. Abra um buraco no centro e junte o fermento dissolvido. Numa tigela pequena quebre 1 ovo e então junte aos ingredientes – se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture com uma espátula, do centro para a borda, para incorporar. Acrescente o restante do leite morno aos poucos, misturando bem com a mão.
  3. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem – parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa, mas é assim mesmo, continue amassando. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.
  4. Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente, ou até dobrar de tamanho.
  5. Unte com manteiga uma assadeira grande de cerca de 30 cm x 40 cm (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
  6. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e modele os pães: corte a massa em 10 porções e enrole cada uma no tamanho de bolas de tênis; transfira para a assadeira untada, deixando espaço entre cada um para crescer e achate levemente a superfície – isso serve para que os pães cresçam de maneira mais uniforme. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por mais 40 minutos.
  7. Quando faltar 20 minutos para dar o tempo de crescimento do pão, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  8. Numa tigela pequena, quebre o outro ovo. Junte 2 colheres (chá) de água e misture bem com um garfo. Com um pincel, passe a mistura de ovo batido sobre os pães.
  9. Leve os pães ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até crescer e dourar. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se permanecerem na fôrma ou sobre uma superfície lisa podem acumular vapor e amolecer. Deixe esfriar antes de servir.


SANDUÍCHE ESPERTO

Veja aqui como usar o pão de batata para preparar sanduíches com iscas de peixe assadas e legumes.


PÃO FRESQUINHO

Em saco plástico bem fechado, os pãezinhos podem ser guardados por até cinco dias. Também dá para congelar o pão já assado. Para descongelar, leve ao forno préaquecido e borrife água. Quando estiverem macios, pode tirar do forno.

Sugestão de
cardápio