Imagem da receita

Papilote de salmão com laranja

Refeição rápida sem bagunça na cozinha nem cheiro de peixe pela casa. O papilote é uma técnica fantástica para resolver o jantar no dia da semana. Nesta versão, com cebola roxa e caldo de laranja, fica perfumado e colorido.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções


Ingredientes

  • 4 tranches (postas) de salmão com pele (cerca de 200 g cada)
  • 1 cebola roxa
  • caldo e raspas de 2 laranjas
  • 4 colheres (chá) de manteiga
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Corte a cebola ao meio, descasque e corte cada metade em 6 gomos. Em uma jarra, misture o caldo de laranja coada com as raspas das laranjas (no total você vai precisar de 1 xícara (chá) de caldo).
  3. Corte quatro folhas de papel alumínio de cerca de 50 cm de comprimento. Para montar os papilotes: coloque 1 folha sobre um prato fundo, com a parte brilhante para cima. Regue com 1 colher (chá) de azeite, disponha a tranche de salmão no centro e tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte 1 colher (chá) de manteiga, ¼ de xícara (chá) do caldo de laranja e 3 gomos de cebola ao lado da tranche.
  4. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada – assim os líquidos e o vapor não escapam. Ela deve ficar alta para o vapor circular.
  5. Transfira os papilotes para uma assadeira grande, um ao lado do outro. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos – esse é o tempo certo para o peixe cozinhar e ainda ficar úmido. Sirva a seguir.

 

O papilote de salmão com laranja está servido na Travessa Flor P [pimenta-rosa] do Acervo Panelinha