Imagem da receita

Polenta na panela de pressão elétrica

Polenta para um batalhão, sem ter que cansar o braço de tanto mexer a panela, nem correr o risco do preparo espirrar e você se queimar. Não é feitiçaria, é a tecnologia da panela elétrica!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve10 porções


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de sêmola de milho (cerca de 500 g)
  • 2,5 litros de água
  • 3 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo

 

  1. Ligue a panela de pressão elétrica, sem a tampa. Misture a água com o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo para não empelotar. Feche a tampa, ajuste a válvula para cozinhar na pressão e programe o tempo para12 minutos.
  2. Passado o tempo do cozimento, a panela vai desligar sozinha e manter a polenta aquecida. Ajuste a válvula para liberar a pressão e deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa. Mexa bem com uma espátula para a polenta ficar cremosa e uniforme – quando abrir a panela, não se assuste: a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta mais densa no fundo, é assim mesmo.
  3. Ainda na panela aquecida, junte a manteiga, o parmesão e misture bem, até derreter. Prove e, se necessário, tempere com mais sal. Desligue a panela e transfira a polenta para uma travessa, sirva a seguir.

Na panela de pressão normal

Aqueça a água em fogo alto e coloque a polenta aos poucos, mexendo com o batedor de arame para disssolver. Feche a panela, assim que começar a apitar abaixe o fogo e conte 6 minutos. Desligue o fogo e levante a válvula com um garfo para sair o vapor. Quando abrir, vai perceber que o fundo está mais cremoso e a superfície líquida. É só misturar bem com o batedor de arame até ficar liso. Então, leve a panela ao fogo baixo novamente e mexa por mais 2 minutos até ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE A PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA

Este conteúdo faz parte da Cozinha 3 por 4, um projeto do Panelinha patrocinado pela Philips Walita.