Imagem da receita

Rabanadas com licor de laranja

Indispensável no Natal, a rabanada ganha um toque todo elegante com licor de laranja. Com uma bola de sorvete, vira sobremesa irresistível. E isso sem falar do café da manhã do dia seguinte… quem resiste?


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve8 porções


Ingredientes

  • 5 pães franceses amanhecidos
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja
  • manteiga para untar a frigideira
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Confira o especial de receitas Natal Panelinha 2018

  1. Com uma faca de serra corte cada pão em 4 fatias grossas, na diagonal. Reserve.
  2. Num prato fundo, misture o leite, o açúcar e o licor de laranja. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outro prato fundo – se um estiver estragado você não perde a receita. Com um garfo, bata os ovos apenas para misturar as claras com as gemas.
  3. Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente. Enquanto ela aquece, mergulhe duas fatias de pão no leite e deixe umedecer – quanto mais grossas e amanhecidas as fatias estiverem, mais tempo levam para umedecer no centro.
  4. Coloque 1 colher (chá) de manteiga na frigideira e gire para untar o fundo. Em seguida, passe as fatias de pão nos ovos batidos, levante para escorrer e transfira para a frigideira, uma ao lado da outra. Deixe por cerca de 2 minutos, até formar uma casquinha bem dourada e vire com uma espátula. Assim que virar as primeiras fatias na frigideira, mergulhe as próximas fatias de pão no leite para umedecer e repita o processo, adicionando manteiga na frigideira a cada leva – caso sua frigideira seja grande, aproveite para dourar mais fatias de uma só vez.
  5. Transfira as rabanadas douradas para uma travessa e polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto. Sirva a seguir.

 

Presentão de Natal: livro ou louça?

As rabanadas com licor de laranja estão servidas no Prato de Bolo [noz-moscada] do Acervo Panelinha