Imagem da receita

Salada de batatas e erva-doce com maionese caseira

Pode levar no churrasco, servir no almoço de domingo, no encontro com os amigos. To-do mundo vai perguntar qual o segredo dessa salada de batatas. São dois: A erva-doce e a maionese caseira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve6 porções

PARA A MAIONESE CASEIRA

Ingredientes

  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
  • 200 ml de óleo

Modo de preparo

  1. No copo do mixer coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer (desligado) contra o fundo do copo e só então ligue. Bata por 10 segundos sem mexer.
  2. Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer delicadamente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até formar um molho firme - não mexa muito rápido nem faça movimentos de cima para baixo, isso pode fazer a maionese talhar. Transfira para um pote e mantenha na geladeira até a hora de usar.

PARA A SALADA

Ingredientes

  • 6 batatas
  • 1 bulbo de erva-doce
  • 6 fatias de bacon
  • ½ xícara (chá) de maionese caseira
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as batatas em pedaços médios de 2 cm. Transfira para uma panela, cubra com água, junte 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – faça o teste espetando com um garfo, as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes.
  2. Enquanto as batatas cozinham, corte a base do bulbo da erva-doce e separe os talos. Lave, seque e corte cada talo em fatias finas, no sentido da largura (se estiverem muito grandes, corte os talos ao meio, no sentido do comprimento, antes de fatiar). Lave e reserve também as folhas da erva-doce para a finalização.
  3. Para fazer o bacon crocante: forre um prato com duas camadas de papel-toalha; coloque 3 fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, e cubra com mais duas camadas de papel-toalha; leve ao micro-ondas para rodar de 2 em 2 minutos, em potência alta, até ficar dourado - verifique a cada etapa, algumas fatias são mais grossas que outras e levam mais tempo para dourar. Deixe as fatias douradas esfriarem e repita com o restante.
  4. Assim que estiverem cozidas, passe as batatas pelo escorredor e espere amornar e escorrer bem a água. Corte as fatias de bacon crocantes em pedaços rústicos.
  5. Transfira os cubos de batata ainda mornos para uma tigela grande, junte a erva-doce picada, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Com uma tesoura, corte metade das folhas da-erva doce sobre as batatas, junte os pedaços de bacon e misture bem.
  6. Acrescente a maionese e misture delicadamente para não desmanchar demais os cubos de batata. Transfira para uma travessa, salpique com o restante das folhas de erva-doce e sirva a seguir.


OBS: se preferir, cubra a salada de batatas com filme e mantenha na geladeira até a hora de servir.

DICA

A receita da maionese caseira rende cerca de 1 xícara (chá), você pode armazenar na geladeira por até 3 dias e utilizar o que sobrou em outras receitas.

 

A salada de batatas e erva-doce com maionese caseira está servida na Travessa Flor P [pimenta-rosa] do Acervo Panelinha