Imagem da receita

Sopa de milho com carne-seca

Sozinha, a sopa cremosa e adocicada já é uma delícia... Agora com a carne-seca, salgadinha, o preparo ganha cor e sabor novos. Ainda bem que o outono chegou!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 latas de milho-verde (400 g)
  • ½ xícara (chá) de carne-seca desfiada e dessalgada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ cebola picada fino
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de cebolinha picada fino
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Antes de abrir, lave e seque as latas de milho. Abra e passe o conteúdo por uma peneira para escorrer o líquido. Reserve 2 colheres (sopa) de milho para decorar o prato.

2. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos.

3. Junte o milho e refogue por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente o leite. Cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue.

4. Com uma concha grande, transfira a mistura para a jarra do liquidificador e bata por 4 minutos. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa.

5. Coloque uma peneira sobre a panela e coe o creme. Com as costas de uma colher, pressione o bagaço, para extrair o máximo de liquido que puder. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até a sopa esquentar. Na hora de servir, salpique a carne-seca, a cebolinha e o milho reservado.

 

OBS: se quiser levar de marmita para o trabalho, transfira a sopa para uma garrafa com tampa, coloque a carne-seca e a cebolinha num pote de vidro com tampa e mantenha ambos na geladeira. Na hora de consumir, abra a garrafa e leve para aquecer no micro-ondas.

Sugestão de
cardápio