Imagem da receita

Sorvete de abacate

Parece mágica: os cubos de abacate congelados se transformam em um sorvete cremosíssimo. O truque é sempre ter a fruta congelada e tirar do congelador uns minutinhos antes de bater o sorvete.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • caldo de ½ limão
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  1. Descasque, corte ao meio o abacate e descarte o caroço. Corte a polpa do abacate em pedaços de 2 cm. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador - evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltinhos e fica mais fácil de bater. Deixe por pelo menos 3 horas antes de usar (se preferir, congele na noite anterior).
  2. Para fazer o sorvete, retire o abacate do congelador e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos antes de bater – assim ele bate mais fácil e você não corre o risco de danificar o processador. Se estiver muito calor, aproveite para colocar o creme de leite no congelador – quanto mais gelado estiver melhor.
  3. No processador de alimentos, junte o abacate congelado e bata, no modo pulsar, até começar a triturar os pedaços. Junte o caldo de limão, o açúcar e o creme de leite, e deixe bater até ficar bem cremoso, com a consistência de sorvete - no começo pode demorar, mas acredite, quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Se necessário, pare de bater e raspe a lateral do processador com uma espátula para bater por igual. Sirva a seguir.


DICA

Tenha sempre abacate no congelador. Assim que o abacate estiver congelado, transfira os pedaços para um saco com fechamento hermético e mantenha no congelador por até 3 meses, dessa forma você economiza lugar no congelador e garante a sobremesa de última hora.

Sugestão de
cardápio