Imagem da receita

Arroz branco soltinho

O preparo do arroz soltinho não tem mistério: basta seguir as proporções e os tempos que ele dá certo. Refogado com cebola e louro, fica saboroso e perfumado.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
  2. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro e misture bem.
  3. Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  4. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.
  5. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  6. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

Sem desperdício

Pode congelar as sobras. Depois, use o micro-ondas para descongelar. Interrompa a cada minuto para soltar os grãos com um garfo até descongelar completamente. Para a receita de arroz frito, ele vai direto (congelado mesmo) para a frigideira.

Validade – 3 meses