Focaccia sem sova com alecrim

Focaccia sem sova com alecrim

Depois que você experimentar esta receita, nunca mais vai deixar de ter esta focaccia em casa. Não exige muito esforço porque não precisa de sova. Fica perfeita, aerada, com uma casquinha crocante deliciosa. E, para melhorar, os ramos de alecrim e o sal grosso dão camadas extras de sabor e deixam a preparação supercharmosa.

Compartilhe
Ingredientes
  • 3¼ de xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1¾ de xícara (chá) de água morna
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal grosso
  • 3 ramos de alecrim
Continua após patrocínio
VEJA O PASSO A PASSO
Modo de preparo
  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água morna de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone. Não é necessário sovar; apenas misture até que a farinha absorva toda a água — a massa fica grudenta, é assim mesmo; não adicione mais farinha. Atenção à temperatura da água: ela deve estar apenas morna para dar início à fermentação, que acontecerá na geladeira; se a água estiver muito quente, poderá inativar o fermento.
  1. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela grande o suficiente para que a massa possa crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para a tigela com o azeite, raspando bem com a espátula de silicone. Com a espátula, vire a massa de baixo para cima, para que fique besuntada com o azeite — não é preciso que o azeite seja incorporado à massa, apenas que cubra a superfície.
  2. Cubra a tigela com filme para que a massa não resseque — se preferir, use uma tigela com tampa. Leve à geladeira para fermentar por, no mínimo, 12 horas; no máximo, por 36 horas — a massa vai fermentar lentamente, e a grande quantidade de água vai fazer com que o glúten se desenvolva sem a necessidade de sova.
  3. Passado o tempo de fermentação, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30 cm X 20 cm — se sua assadeira não for antiaderente, regue o fundo com 1 colher (sopa) de azeite. Com as mãos (ou com a espátula), espalhe a massa no fundo da assadeira — cuidado para não rasgar a massa, ela não precisa ser esticada para ocupar certinho toda a área, pois vai crescer um pouco mais e se acomodar na assadeira.
  4. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 50 minutos — ela precisa estar em temperatura ambiente e mais aerada antes de entrar no forno.
  5. Quando faltarem 30 minutos para o fim do descanso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Bata o sal grosso no pilão, apenas para quebrar em pedaços menores (não é para ele virar pó).
  6. Passado o tempo de descanso, umedeça a ponta dos dedos com água e pressione toda a superfície da massa, com cuidado para que ela não rasgue. Debulhe as folhas de alecrim sobre a massa; regue a focaccia com 2 colheres (sopa) de azeite e polvilhe o sal grosso batido.
  7. Leve ao forno para assar por 15 minutos a 220 ºC (temperatura alta), até que a focaccia infle e comece a dourar nas bordas. Abaixe a temperatura para 200 ºC (temperatura média) e deixe a massa terminar de assar por mais 20 minutos, ou até dourar.
  8. Retire a focaccia do forno e transfira para uma gradinha (ou coloque sobre a grade do fogão) para amornar antes de cortar — isso também evita a formação de vapor na assadeira, que pode umedecer a focaccia. Sirva a seguir.

OBS.: atenção, o tempo para a focaccia assar pode variar de acordo com o modelo do forno, e ainda se ele for elétrico ou a gás. Fizemos o teste nos dois tipos de forno: um elétrico com aquecimento inferior e superior e um forno a gás. Neste último, utilizamos o grill por 3 minutos após o tempo de cozimento para dourar mais a superfície da focaccia.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
1 focaccia (15 fatias)