Imagem da receita

Manteiga caseira

Creme de leite batido primeiro vira chantilly e depois vira manteiga. Você coloca quanto sal quiser e ainda “ganha de brinde” uma xícara de leitelho. Viu vantagem? Bater manteiga em casa é o máximo!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve200 g


Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • ¼ de colher (chá) de flor de sal (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque o creme de leite na tigela da batedeira, comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos para o creme não espirrar – primeiro o creme vai virar chantili, depois vai ficar mais denso até virar manteiga. Na metade do tempo, desligue a batedeira e raspe a lateral da tigela com uma espátula de silicone para bater todo o creme por igual.
  2. Assim que o creme de leite começar a virar manteiga, cubra a batedeira com um pano de prato para o leitelho não espirrar.
  3. Após cerca de 5 minutos batendo, a gordura do creme de leite vai se separar da parte líquida, transformando-se numa massa firme e amarela. Transfira a manteiga para uma peneira forrada com um pano fino (ou coador de café). O líquido restante na batedeira é o leitelho, (mais conhecido como buttermilk) que pode ser usado em outras receitas como panquecas, biscoitos, pães ou bolos.
  4. Una as pontas do pano e aperte delicadamente para extrair o excesso de leitelho (se preferir, pressione com as costas de uma colher). Separe uma tigela com água e gelo e mergulhe a manteiga para lavar e tirar o máximo de leitelho restante, espremendo delicadamente com as mãos – quanto mais pura estiver manteiga, maior sua durabilidade.
  5. Seque bem a manteiga com papel toalha e transfira para uma mantegueira (ou embale em papel-manteiga). Se preferir, tempere com flor de sal antes de armazenar ou servir.


OBS: a manteiga dura até 10 dias na geladeira.

Leitelho

Essa receita de manteiga rende 1 xícara (chá) de leitelho. Veja aqui como preparar deliciosas panquecas com leitelho para o café da manhã.

Sugestão de
cardápio