Nhoque com molho de limão

Nhoque com molho de limão

"O melhor nhoque da vida” é o apelido desta receita no Panelinha. E nós sabemos o motivo: o nhoque de batata fica levíssimo porque recebe a quantidade mínima de farinha; e o molho perfumado de manteiga é surpreendente. No passo a passo da receita, você encontra várias técnicas para chegar ao nhoque perfeito. Aproveite!

Compartilhe

PARA O NHOQUE

Ingredientes
  • 500 g de batata asterix (cerca de 3 unidades)
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 gema
  • sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
Continua após patrocínio
Assista ao passo a passo em vídeo
Modo de preparo
  1. Lave, descasque e corte as batatas em quatro pedaços. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até que os pedaços fiquem macios — espete com um garfo para verificar o ponto. A batata não deve cozinhar em excesso a ponto de se desmanchar.
  1. Assim que estiverem cozidos, passe os pedaços de batata pelo escorredor e dê uma boa sacudida para tirar bem a água — esse passo é essencial para não adicionar umidade extra à massa de nhoque na hora de dar o ponto. Volte as batatas para a panela (seca) e amasse-as ainda quentes com um amassador de legumes (se preferir, use um espremedor de batatas).
  2. Deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente antes de adicionar o restante dos ingredientes — se a batata estiver muito quente, vai absorver mais farinha, e fica difícil dar o ponto na massa de nhoque.
  3. Transfira a batata amassada para a bancada limpa e polvilhada com um pouco de farinha e tempere com ½ colher (chá) de sal. Abra um buraco no centro da batata amassada, adicione a gema e amasse, dobrando a batata sobre ela mesma com a palma das mãos (se preferir, use uma espátula de padeiro para ajudar no processo).
  4. Adicione a farinha em 3 etapas, dobrando a massa de batata sobre ela mesma, usando a palma da mão novamente, sem sovar nem apertar com os dedos, até conseguir formar uma bola — evite mexer demais ou sovar a massa, pois a batata vai liberando amido e ficando mais grudenta. Atenção: a quantidade de farinha pode variar de acordo com o tipo de batata e o tempo de cozimento. Evite adicionar muita farinha para o nhoque não ficar pesado.
  5. Leve uma panela média com cerca de 2,5 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo.
  6. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e uma assadeira grande com farinha. Para modelar os nhoques: com a espátula de padeiro, corte uma porção da massa e faça um rolinho de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Com a espátula (ou uma faca sem serra), corte os nhoques a cada 2 cm. Transfira os nhoques para a assadeira polvilhada com farinha e repita o processo com o restante da massa, polvilhando a bancada com mais farinha para modelar os rolinhos.
  7. Quando a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques na água por vez e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo.
  8. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento dos nhoques para usar no molho.

PARA O MOLHO

Ingredientes
  • 50 g de manteiga (cerca de 3 colheres de sopa)
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão-siciliano coado
  • farofinha de amêndoas para servir
  • zests de ½ limão-siciliano
  • lascas de queijo parmesão e brotos de beterraba a gosto para servir
Modo de preparo
  1. Lave e seque a casca do limão. Com o raspador de cítricos, faça zests da casca do limão (caso não tenha esse utensílio específico, faça tiras da casca com o descascador de legumes e corte as tiras em fatias bem finas com a faca).
  1. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Adicione a manteiga e deixe derreter completamente por cerca de 1 minuto. Mantenha a manteiga em fogo médio por mais 1 minuto até começar a espumar. Pintinhas douradas vão aparecer no fundo da frigideira — esse douradinho da manteiga vai dar mais sabor ao molho. Desligue o fogo.
  2. Acrescente as zests de limão e deixe dourar por cerca de 30 segundos no calor residual da manteiga, até ficarem levemente douradas e darem uma enroladinha — cuidado para não queimar e amargar o molho. Com uma pinça (ou escumadeira), transfira as zests de limão para uma tigela — elas vão ser usadas na finalização.
  3. Volte a frigideira ao fogo baixo, adicione o caldo do limão, ¼ de xícara (chá) da água do cozimento reservada e deixe cozinhar até começar a ferver. Junte os nhoques cozidos ao molho e misture delicadamente para aquecer, fazendo movimentos circulares com a frigideira, com cuidado para não desmanchar os nhoques. Adicione aos poucos o restante da água do cozimento reservada caso o molho seque.
  4. Desligue o fogo e junte as zests de limão douradas. Sirva a seguir com farofinha de pão com amêndoas, brotos de beterraba e lascas de parmesão.
DICA PARA SERVIR

Aqueça os pratos (vazios) por 3 segundos no micro-ondas antes de servir os nhoques, assim eles chegam bem quentinhos à mesa e o molho de manteiga não resseca rapidamente nos dias frios.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 2 porções