Pão italiano sem sova

Pão italiano sem sova

Dá pra fazer pão com casca grossa e miolo macio em casa. Nesta receita, o tempo de fermentação faz que a massa fique cheia de bolhas, úmida e com o gostinho levemente azedo. O longo período de fermentação substitui a sova.

Compartilhe
Ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1¼ de colher (chá) de sal
  • 1½ xícara (chá) de água filtrada
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • farinha de trigo integral para polvilhar
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha.
  1. Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12 ou até, no máximo, 18 horas (se preferir, prepare a massa no dia anterior e deixe fermentando durante a noite). Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura – esse é um pão sem sova, é a ação da água que vai formar as cadeias de glúten. Deixe a massa quietinha, ela precisa trabalhar sozinha.
  2. Após o longo tempo de fermentação a massa cresce bastante, triplicando de volume; fica cheia de bolhas, mole e meio grudenta. Forre uma tigela rasa com um pano de prato limpo e polvilhe com bastante farinha de trigo integral – o pão vai descansar e manter o formato na tigela enquanto o forno pré-aquece.
  3. Polvilhe a bancada com bastante farinha de trigo. Vire a tigela e raspe bem toda a massa com uma espátula de silicone. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa. Com a espátula de padeiro, dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Com um movimento rápido da espátula, vire a massa deixando a emenda para baixo e modele o pão: apoie uma das mãos na lateral da massa e, com a outra, passe a espátula sob a massa, girando para formar uma bola.
  4. Transfira a massa para a tigela forrada com pano de prato, deixando a emenda para cima – dessa forma o pão fica com a parte lisinha para cima ao ser desvirado dentro da panela. Deixe o pão descansar por mais 30 minutos, esse é o tempo exato para o forno pré-aquecer.
  5. Coloque uma panela média, com a tampa, dentro do forno e preaqueça a 230 ºC (temperatura alta). Nós usamos uma caçarola de cerâmica com 24 cm de diâmetro, você também pode usar uma panela de inox, ferro ou pedra (que não tenha nenhuma parte que possa derreter no forno).
  6. Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral (ou, se preferir, unte a panela com azeite). Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos.
  7. Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias e servir.
Sem cara de pão amanhecido

Sobrou pão? Basta borrifar com água e reaquecer o pão em forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média). Depois de 15 minutos, ele sai do forno quentinho e com a casca crocante novamente.

FORNO COM VAPOR

Se você tiver um forno com função especial para assar pães (convecção com vapor) pode usar, nem precisa de panela. Nesse caso, selecione a função específica e preaqueça o forno a 230 ºC (temperatura alta). Polvilhe uma assadeira com farinha de trigo integral e transfira o pão boleado da tigela direto para a assadeira. Deixe assar por cerca de 30 minutos, ou até o pão crescer e ficar bem dourado.

Assista ao passo a passo em vídeo
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
1 pão de 650 g