Açúcar: você sabe o quanto está comendo?

Açúcar: você sabe o quanto está comendo?
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 09 de janeiro de 2017


Nesta semana, o açúcar está na pauta aqui no blog. Um livro novo publicado nos Estados Unidos e um artigo em uma das mais importantes revistas científicas do mundo jogaram luz sobre uma preocupação cada vez mais presente: o excesso de açúcar nos produtos industrializados.

Estamos falando do açúcar de pior tipo: aquele que se esconde em produtos ultraprocessados que, aparentemente, nem são doces, como molho de tomate pronto, pão de fôrma, lasanha congelada e tempero para salada. E que tem nomes vários nomes diferentes na lista de ingredientes: pode ser sacarose, frutose, glucose e por aí vai.

Aqui há uma distinção importante a fazer: açúcar é um ingrediente culinário que, usado com moderação, faz parte de uma alimentação saudável sem culpa – na foto deste post, há vários tipos de açúcar, que vão em receitas de bolos caseiros, biscoitos e numa série de sobremesas que são comida de verdade (e que deixam a vida mais feliz). Mas não precisam ir em sucos de frutas, em chás e em cafés, por exemplo. É uma questão de reeducar o paladar a sentir o sabor original de cada alimento, e conseguir perceber graça também no ácido e no amargo.

A grande vantagem de assumir de verdade o controle sobre a sua própria comida é usar também o açúcar a seu favor: pra fazer doce de abóbora com sabor de infância e não comer lasanha congelada sem saber que tem açúcar lá dentro (além de muito sal e de uma série de corantes, conservantes e aromatizantes).

O açúcar escondido é mais uma razão para você riscar da sua lista de compras os produtos ultraprocessados. Lembre-se: você não precisa deles, de nenhum deles. E pode usar a indústria alimentícia a seu favor. Para isso, tem que ler os rótulos dos produtos processados e fazer as melhores escolhas para acompanhar os alimentos in natura e minimamente processados (esses sim devem compor a maior parte da sua alimentação).

Volte aqui ao longo da semana para ler mais sobre o assunto. A cada post, serão mais motivos para rever a presença do açúcar na sua alimentação.