Como congelar legumes e hortaliças

Como congelar legumes e hortaliças
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 25 de julho de 2016


Congelar legumes e hortaliças é uma ótima maneira de evitar o desperdício e ter sempre à mão ingredientes para uma refeição saudável.

Frescos, eles são mais gostosos, têm textura melhor. Isso quer dizer que não vale a pena comprar legumes a mais para congelar. Agora, tem salsão, brócolis, cenoura ameaçando estragar na geladeira? Não dê bobeira, congele! (a única exceção aqui é a mandioca: pode descascar, lavar e congelar assim que chegar em casa, para evitar que ela estrague.)

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente).

Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados. Por exemplo: abobrinha e batata.

Aqui neste post a gente explica como congelar e usar.

Cru
Folhas (como espinafre e couve), salsão picado e cenoura ralada, mandioca em toletes e abóbora em cubos.
Como usar: Via de regra, você não vai usar esses alimentos crus. Eles ficam com textura molenga depois de serem congelados e descongelados – devem ser refogados ou cozidos. E vão sempre do freezer direto para a panela quente. A exceção é que você pode usar as folhas para fazer sucos (e aí elas vão congeladas para o liquidificador).

Branqueado
Branquear é uma técnica de cozimento muito rápido usada para conservar melhor os alimentos. Mergulhe os legumes cortados (no tamanho e formato desejado, mas como regra todos devem estar do mesmo tamanho para cozinhar por igual) em água fervente:
Com um pouco de sal, se forem vegetais verdes (brócolis), amarelos (mandioquinha) e laranja (cenoura).
Com um pouco de vinagre, se forem brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba).
Depois de 30 segundos a 1 minuto (eles devem estar firmes), tire da água, escorra bem e mergulhe na água com gelo. Deixar escorrer bem a água antes de congelar.
Como usar: Para descongelar, mergulhe em água fervente ou refogue. Ele deve sair do congelador direto para a panela quente.

Cozido
Abóbora e batata-doce cozidos e congelados viram atalho para purês e sopas expressos em dias de correria. Corte em cubos ou toletes, cozinhe, escorra bem e congele.
Como usar: Os cubos e toletes congelados vão direto para a panela quente (com ou sem água).