Curso Comida de Verdade: Habilidades culinárias? Tem que ter

Curso Comida de Verdade: Habilidades culinárias? Tem que ter
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 12 de agosto de 2016


Depois de oito aulas do curso online “Comida de Verdade”; deu vontade de ir correndo pra cozinha fazer comida boa e saudável? E o que está faltando? Aquele empurrãozinho?

Então se jogue nos dois últimos episódios da série, uma parceria do Panelinha com o professor Carlos Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Os dez episódios já estão disponíveis no canal Panelinha do Youtube.

Rita Lobo percorre o bê-á-bá dos fundamentos da cozinha na nona aula e mostra o arsenal básico do cozinheiro na aula 10.

Quem está chegando agora fica sabendo, por exemplo, que duas facas são suficientes pra começar. E que as tábuas podem ser de madeira, bambu e polietileno. Mas precisam ser lavadas uma vez por mês numa mistura de água com cloro porque são foco importante de contaminação. Veja outras dicas de cuidados com os utensílios na cozinha.

Quanto mais tempo você passa na cozinha, maior a sua intimidade com ela e a facilidade para preparar as refeições. Mas as dicas de segurança são sempre as mesmas:
- Cabos das panelas para dentro do fogão o tempo todo;
- Facas sempre afiadas (o risco de acidentes com as cegas é maior);
- Papel-toalha molhado, embaixo da tábua de corte, para evitar que ela deslize na hora de cortar alimentos.

Dúvida do dia: a esponja
A Andreia Belllesia escreveu preocupada com a contaminação na cozinha e quis saber quando deve trocar a esponja da pia. Ela é realmente um foco importante de contaminação e deve ser trocada sempre que estiver gasta ou rasgada ou em, no máximo, duas semanas.

Quando acabar de lavar a louça, limpe a esponja em água corrente e retire completamente os restos de comida, gordura e sabão. Ela deve ser guardada seca, para evitar a proliferação de micro-organismos. Um bom truque é colocar por alguns minutos em água fervente e torcer bem antes de guardar.

Assista à aula 9: Habilidades culinárias


Assista à aula 10: Utensílios indispensáveis na cozinha


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.