Férias escolares: hora do lanche

Férias escolares: hora do lanche
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 08 de julho de 2016


Julho chegou, e nós resolvemos aproveitar as férias escolares pra levar as crianças para a cozinha. É uma boa oportunidade para repensar o que estamos ensinando sobre comida e bons hábitos alimentares.

Resumindo a semana, então:

1. Apresente os ingredientes, explique de onde vêm, mostre como a comida é preparada.
2. Explique sempre a diferença entre comida de verdade e imitação de comida. Assim as crianças começam a entender por que alguns alimentos não devem fazer parte do dia a dia (é mais legal explicar os motivos do que simplesmente dizer que não pode).
3. Dê tarefas para as crianças na cozinha (como colocar a mesa, lavar verduras, separar folhas, quebrar ovos, ler rótulos).
4. Valorize o momento da refeição, com todos à mesa, sem tevê ligada.

Outra grande vantagem de cozinhar com as crianças desde cedo é ajudá-las a criar repertório e memórias que vão levar para a vida toda. Uma sugestão bacana: sugerir que eles tirem fotos das criações e montem um álbum com os cardápios das férias.

Vamos preparar um lanche da tarde completo para hoje? Que tal um bolo? Escolha uma receita com o que tem dando sopa em casa (sugestão para quem não tem lá muita prática com bolos: o bolo de banana com aveia é dos mais fáceis de fazer!). Ou, para quem estiver bem animado, uma torta pode ser uma opção legal. O preparo, com bastante etapas, vira uma aventura. E as crianças vão adorar decorar a cobertura de massa. Para beber, tem um monte de ideia legal de suco (elas são um convite para falar sobre combinação de sabores!)

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.