Férias escolares: leve as crianças para a cozinha!

Férias escolares: leve as crianças para a cozinha!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 04 de julho de 2016


Começou a temporada de crianças em casa! Férias escolares são uma boa oportunidade de aproximá-las da cozinha. Uma alimentação saudável não se resume ao prato: ela é também educação e cultura.

Participar de todas as etapas – da compra dos alimentos, do preparo da comida, da arrumação depois da refeição – ensina à criança sobre a importância da alimentação.

Por fim, está em jogo também a educação do paladar. Por exemplo, uma criança que vai à quitanda e compra o morango com os pais, depois lava o morango e come a fruta fresca sabe bem a diferença entre a fruta e o sabor artificial da bala com a fruta estampada na embalagem. (Não que ela não vá gostar das guloseimas, que são milimetricamente criadas para agradar o paladar da criançada, mas ela terá a referência do morango real na medida em que a fruta de verdade estiver mais presente em sua alimentação do que a bala com o sabor artificial da fruta).

Tarefas que elas podem fazer
Com um pouco de planejamento e uma dose extra de tempo, dá para incluir as crianças no preparo dos alimentos. É preciso, claro, atentar para a segurança. Fogo e faca, nem pensar. Mas elas podem lavar frutas e hortaliças, medir ingredientes, quebrar ovos e misturar massas. O lance é fazer o convite e caprichar na supervisão.

Cardápio do dia
Para comemorar o começo das férias, vamos preparar uma rodada de bolinho de chuva? As crianças podem medir ingredientes (olha a chance de falar de frações de um jeito legal) e polvilhar açúcar e canela quando os bolinhos estiverem mornos (a tarefa fica ainda mais divertida se feita com uma peneirinha de coar leite, para espalhar bem).

Ou ainda que tal começar o dia com rabanadas com baunilha? A receita ajuda a apresentar o conceito de reaproveitamento e reforça a ideia de não desperdiçar alimento. As crianças podem molhar o pão no leite e passar no ovo. E, assim como nos bolinhos de chuva, depois que as rabanadas estiverem mornas, polvilham açúcar e canela.

Veja o vídeo da receita de rabanada aqui: