Férias escolares: vamos fazer pão?

Férias escolares: vamos fazer pão?
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 07 de julho de 2016


Alimento fundamental e uma das receitas mais gostosas de se fazer na cozinha, o pão pode funcionar como um curso de férias para as crianças (e para os pais!).

Fazer pão de fermentação natural do zero, ou seja, criar seu próprio fermento, é uma diversão. Apresente como uma versão artesanal do tamagochi, aquele bicho virtual que foi febre nos anos 1990/2000, ou desses aplicativos de bichinho do iPad. Ou ainda como um bichinho de estimação mesmo, que precisa ser cuidado – e retribui a atenção na forma de pães.

O passo a passo está nessa playlist do canal Panelinha do YouTube

Não encara maratona de fermentação natural? Sem problemas. O pão de fermento biológico seco ou em cubinhos também é cheio de etapas lúdicas e fica uma delícia. É divertido observar o fermento espumar ao ser ativado, o pão crescer…

E as crianças ainda se animam para os novos sabores. Nada mais triste do que criança que come sempre a mesma bisnaguinha de farinha branca e validade de meses na prateleira.

As receitas de pão do Panelinha vão do cascudo italiano ao achatado naan (as crianças adoram passar o rolo nos bolinhos de massa!)

Aprender a experimentar de tudo é parte fundamental da formação do paladar e de bons hábitos alimentares. E a melhor maneira de fazer isso é pelo exemplo: desde pequenos, os filhos podem e devem comer a mesma comida dos pais. Quanto mais sabores e texturas diferentes, melhor!