Musse caseira x torta musse ultraprocessada

Musse caseira x torta musse ultraprocessada
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 21 de dezembro de 2016


Sabe quantos ingredientes tem aquela torta musse de chocolate que vem pronta pra servir? 24. Sabe quantos ingredientes você usa para preparar uma musse de chocolate em casa? 6.

Isso diz muito sobre a diferença entre comida de verdade e imitação de comida. No primeiro grupo, estão os alimentos preparados na cozinha, a partir da combinação de ingredientes que você encontra na despensa ou na geladeira de casa.

No segundo grupo estão os ultraprocessados, ou seja, os produtos que são feitos nas fábricas e recebem aditivos para simular os sabores e aromas naturais da comida de verdade. Isso inclui um monte de compostos químicos de nomes quase impronunciáveis e outros itens que você provavelmente não sabe que estão lá: uma marca de torta musse de chocolate, por exemplo, tem refrigerante de guaraná entre os ingredientes listados no rótulo.

Pronto para cortar todas essas sobremesas prontas do seu Natal? Capriche na divisão de tarefas para o preparo da ceia não sobrecarregar ninguém. E aposte também em receitas que podem ser feitas na véspera, para não congestionar demais a cozinha no dia 24.

A musse de chocolate, por exemplo, funciona sempre.

O bolo gelado de abacaxi também pode ser preparado antes. Na hora de servir, é só polvilhar o coco ralado.

Ou então experimente dar um toque a mais à rabanada: esta leva licor de laranja e você pode servir com uma bola de sorvete de creme.

E o panetone? Tem caseiro?

Fotos: Editora Panelinha