Banner do Blog

Onde está o açúcar?

Imagem do post

Pão de forma? Tem açúcar. Molho de tomate? Tem açúcar. Tempero para salada? Açúcar. Pizza congelada? Açúcar também. Esse é o principal problema do excesso de açúcar na alimentação: o fato de ele estar escondido, em uma lista de alimentos que não parecem necessariamente doces (mas são!).

E o que esses produtos todos têm em comum? São todos ultraprocessados. Ou seja, produzidos pela indústria com uma série de ingredientes com nomes estranhos que, combinados, fazem o produto ter cheiro, cor e gosto de comida.

Essas informações estão nos rótulos dos produtos. Aqui no Brasil, a lista de ingredientes é obrigatória e deve mostrar os itens na ordem de quantidade (o que está mais presente vem primeiro).

O jornal americano "The New York Times” publicou uma ferramenta interessante para testar os conhecimentos dos leitores sobre o açúcar escondido nos produtos industrializados. A proposta é tentar combinar os itens comuns nos supermercados, distribuídos em várias refeições, e não ultrapassar a recomendação dos especialistas, que é de no máximo 50 gramas de açúcar por dia (o ideal é ficar perto de 25 gramas).

Categorias relacionadas

Causos

Comida de verdade