Primeiro round: tomate pelado x molho de tomate

Primeiro round: tomate pelado x molho de tomate
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 09 de maio de 2016


Todo mundo já sabe: este blog faz campanha declarada pela comida de verdade. Somos do time do refogadinho de alho e cebola e da feira bem variada. Com muito orgulho!

Mas a vida é corrida, e precisamos de atalhos pra resolver todas as refeições do dia a dia. E a indústria de alimentos pode ser aliada. Mas, para essa parceria funcionar, é importante saber diferenciar, nas prateleiras do supermercado, o que é atalho do que é armadilha. Porque tem coisa que parece comida, mas não passa de imitação.

Nesta semana, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre produtos que podem até ser parecidos, mas jogam em times completamente diferentes.

Vamos começar pelo tomate.
Transformado em molho, ele faz a dobradinha perfeita com macarrão e vira jantar pá-pum durante a semana. No supermercado, duas opções costumam ficar lado a lado: o tomate pelado e o molho de tomate pronto.

Tomate pelado é comida de verdade ­– mas olho no rótulo: um bom tomate pelado deve ter entre os ingredientes apenas tomate e suco de tomate. Depois de batidos, os tomates (e o suco) vão pra um refogadinho ao gosto da casa (gosta de cebola? Prefere alho? Gosta de usar os dois? Que tal um pouco de salsão). Daí é só deixar cozinhar com um galhinho de manjericão e pronto. Molho pronto.

Se tiver um tempinho a mais, capriche nessa versão super perfumada de molho rústico. Faça um pouco a mais e congele o molho em porções pra resolver outros jantares rapidinhos.

O molho pronto, vizinho de prateleira do tomate pelado, é do grupo dos chamados alimentos ultraprocessados, ou seja, é comida de mentira. Leva uma porção de aditivos para tentar imitar o gosto da comida de verdade. O sabor e o aroma do alho e dos temperos não costumam sobreviver a todas as etapas do processamento. Por isso, o molho recebe compostos que imitam esses sabores. Além de não ser comida de verdade, ele ainda ensina errado o paladar (você começa a confundir gosto de alho com imitação de gosto de alho e quando menos esperar está achando que lasanha congelada é uma delícia…).

Amanhã tem mais! Vamos falar de barrinha de cereal e frutas secas.