Tá na época do quê? E como planejar sua compra para ter fruta a semana inteira

Tá na época do quê? E como planejar sua compra para ter fruta a semana inteira
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 26 de janeiro de 2017


Não tem lugar melhor para saber o que está na safra do que a feira. Se é produto da época, os feirantes têm. Se não têm, sabem dizer direitinho porque faltou essa fruta ou aquela verdura nesta semana (pode ter sido calor demais, chuva demais, chuva de menos, enfim...).

Essa sazonalidade dos alimentos está resumida nessa lista organizada pela Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de SP).

As vantagens de comer o alimento da safra são muitas. O preço cai, o sabor está mais intenso Eles são os mais frescos, com mais sabor e aroma e com menos agrotóxicos (os produtores precisam usar menos químicos para cultivar o que se colhe naturalmente em determinada época do ano).

Já falamos da carambola e do quiabo nesta semana, mas janeiro também tem abacaxi havaí, graviola, maracujá doce, jiló e goiaba, por exemplo. Aproveite as mais maduras para fazer geléia ou caprichar num picolé com iogurte.

Para que dia?
Na hora de escolher os produtos, combine frutas mais maduras, para comer no mesmo dia, com outras mais verdes, que estarão no ponto dentro de alguns dias.

Converse com o feirante. Eles sempre sabem quando o alimento estará no ponto. Planeje a semana e peça para o seu feirante uma fruta para comer hoje e uma para comer no meio da semana. Algumas barracas já têm as frutas divididas dessa forma.