Técnicas culinárias: ensopado ou no vapor?

Técnicas culinárias: ensopado ou no vapor?
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 20 de setembro de 2016


A técnica que descrevemos ontem (assar) era do time do calor seco. Hoje, vamos explorar métodos de cocção que usam algum líquido para cozinhar os alimentos. E aí pode ser no vapor, em água ou em algum outro líquido, e também dá para ensopar.

Só que tem o seguinte: colocou o alimento em contato direto com o líquido, uma parte do sabor, da cor e dos nutrientes passa para o caldo. Se a ideia é ensopar, maravilha. Experimente, por exemplo, esse ensopado vegetariano, que combina leite de coco com uma seleção de especiarias. Ou cozinhe a abobrinha num molho de tomate com tomilho, que fica cheio de sabores.

Assista à série , ‘O Que Tem na Geladeira?’ e inscreva-se no canal Panelinha no YouTube para ser avisado sempre que um novo episódio vai ao ar!

Se for cozinhar em água que normalmente vai ser descartada, pense em aproveitar os sabores que ficaram no caldo. Parte do líquido do cozimento, por exemplo, volta incorporado a esse purê de couve-flor.

Vapor
O vapor é uma maravilha porque preserva a cor, o sabor e os nutrientes dos alimentos. Mas não adianta salgar a água (porque o sal não evapora). Tem que temperar os alimentos antes ou depois do cozimento.

Muito importante: o líquido não pode encostar no alimento (tanto no cestinho de bambu quanto naqueles de inox que vão dentro da panela). E o melhor é cortar os legumes não muito duros em pedaços grandes, para diminuir a área de contato com o vapor e preservar ainda mais os nutrientes. Os muito firmes, como a beterraba, podem ser cortados em pedaços menores.

E ainda dá para perfumar a comida trocando a água pura por caldos aromáticos, como tomilho + alho + canela + louro + suco de laranja ou gengibre + capim-cidreira + anis-estrelado + limão-siciliano.

E aí, vai ensopar ou cozinhar no vapor?

Fotos: Editora Panelinha