Tira-dúvidas: despensa beleza (sem caruncho)

Tira-dúvidas: despensa beleza (sem caruncho)
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 05 de maio de 2016


A @lauraregomonteiro, a @renatapeixotoalencar, a @jussaracaraujo, a @eve.mendes, a @cscintra, a @midemenjour e a @hay_maede2 trouxeram a mesma dúvida no Instagram: como evitar a proliferação de carunchos (aliás, obrigada, @julialevi pelas dicas que compartilhou por lá também).

Um pouco de método elimina esses bichinhos da despensa. Vamos lá:

O ideal é tirar farinhas, grãos e quetais das embalagens e guardá-los em potes hermeticamente fechados. Você vai precisar também de um marcador permanente. Ele é fundamental para marcar no pote o que é e quando vence (lembre-se de anotar a data de vencimento e obedecê-la!).

Os potes podem ser de vidro, acrílico, plástico… mas o ideal é que sejam de vidro. Mas não precisa comprar tudo de uma vez. Vá comprando aos poucos, para não pesar.

Uma coisa importante: comprou farinha nova, não coloque ela sobre a farinha que já está no pote. Primeiro acabe com a antiga (ou jogue fora, caso já tenha vencido). Se colocar a nova sobre a velha, a velha vai ficar lá no fundo envelhecendo ainda mais.

Quando terminar uma e for colocar a outra, lave o pote, seque bem e só então coloque a nova. Secar bem significa deixar secando ao natural por bastante tempo (caso você tenha assado algo no forno, pode aproveitar o calor dele, desligado, para acelerar o processo). Se for algum item que você usa muito, não precisa lavar o pote sempre que reabastecer (pode lavar uma vez sim, uma vez não). Mas se é algo que gira pouco, é fundamental lavar sempre. E secar muito bem para não correr o risco de surgir bolor ou mau-cheiro.

No dia a a dia, cuidado para não deixar grãozinhos caídos nas prateleiras. E ao menos uma vez por mês dê uma bela limpada na despensa.

Foto: Editora Panelinha