Um mês sem açúcar

Um mês sem açúcar
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 12 de janeiro de 2017


Um colunista do jornal "The New York Times” fez um convite-provocação: que as pessoas cortassem completamente o açúcar durante um mês. Ele excluiu da proibição apenas o açúcar natural presente nas frutas, por exemplo (porque os americanos não costumam consumir muitas, de todo jeito). E contou sua própria experiência (em inglês) com um "detox” desse tipo nos últimos dois anos.

Entre suas observações, uma das mais interessantes se refere exatamente às frutas: ele conta como elas pareciam ainda mais deliciosas durante o mês em que não estava comendo açúcar. Isso porque, sem o excesso de doce, as papilas gustativas percebiam de outra maneira o sabor naturalmente adocicado.

Essa ideia vale para a substituição de todos os produtos ultraprocessados. Quando você troca esse gosto padronizado e artificial por comida de verdade, ganha variação de sabores e de temperos e começa a perceber do que gosta de verdade. Tem gente que gosta de mais sal, de menos pimenta, de finalizar com um fio de azeite, de sentir mais a laranja na massa do bolo… E essa é exatamente a graça de assumir o controle sobre a própria alimentação.