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Pra variar: purê de couve-flor, de ervilha, de banana-da-terra...

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Purê de batata é um clássico da comida conforto: macio, cremoso, quentinho e fácil de preparar. Fora que vai bem com praticamente tudo. <br><br> Mas você já parou para pensar que vários outros alimentos podem ser transformados em purê macio, cremoso, quentinho e fácil de preparar? Pois é! Tudo para dizer que a sua comida de verdade, caseira e saudável, pode ser variada sem que você precise recorrer a ingredientes difíceis de encontrar ou a receitas com 25 etapas. <br><br> Variar os alimentos – uma vez você faz purê de batata; na outra, de batata-doce; depois, de banana e na próxima, vai de mandioquinha – vai além de não cair na mesmice: é uma questão de garantir que seu corpo tenha todos os nutrientes de que precisa. <br><br> Cada alimento tem uma composição nutricional única, que só ele oferece. Daí a importância de ter a maior variedade de alimentos à mesa possível. <br><br> Inhame, por exemplo, faz par com alho num <a href='http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=301138'_blank' class='one'>purê bem aveludado </a>. Que ainda pode ganhar uma cobertura crocante de castanha-de-caju. Mas ele funciona também em trio: <a href='http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300504'_blank' class='one'>com aipim e batata-doce</a>. <br><br> E que tal um purê em que você nem precisa descascar os legumes? Ervilha congelada, minha gente! É comida de verdade, não custa lembrar. E as ervilhas vão congeladas mesmo pra panela para um purê rapidíssimo e de cor intensa. <br><br> A banana-da-terra, que virou nhoque no começo da semana aqui no blog também se transforma <a href='http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300928'_blank' class='one'> num purê que vai superbem com peixe ou com frango</a>. O segredo é um toque de gengibre. <br><br> <a href='http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/saudavel-237-----1'_blank' class='one'>Veja aqui mais ideias de variação</a>. E volte amanhã, que vamos falar de arroz e feijão.

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O Panelinha e os pesquisadores do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, coordenado pelo prof. Carlos Monteiro, reúnem teoria e prática para você ter uma alimentação melhor.

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