Como congelar ervas frescas

Como congelar ervas frescas
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 14 de fevereiro de 2017


Ter erva fresca no congelador é igual a guardar dinheiro na poupança: na hora do aperto, quem guarda, tem. E tem sempre um dia em que a gente chega em casa correndo, com fome, sem nada planejado. Preparar o jantar com o que tem na geladeira inclui sacar uns verdinhos lá do congelador. Eles vão direto para a panela e deixam a refeição mais elaborada.

E aí você pergunta: mas dá pra congelar ervas? Dá! Elas deixam de ser comida de verdade? Não, não deixam. Só não dá para usar em preparos crus; elas deve passar pelo calor.

Comece pela higienização


1. Lave bem as ervas em água corrente e deixe de molho por dez minutos em uma mistura de água sanitária e água – use 1 colher (sopa) para cada litro. Atenção: a água sanitária que higieniza alimentos contém apenas hipoclorito de sódio e água. Os outros podem conter alvejante. Leia o rótulo.

2. Retire as ervas da água (assim as sujeiras ficam no fundo da tigela) e enxágue novamente em água corrente.

3. Seque bem: você pode embalar as ervas num pano de prato limpo, segurar com uma mão em cada ponta, e torcer as pontas girando o pano nele mesmo. Pode deixar escorrendo e terminar de secar com papel-toalha, ou pode usar uma centrífuga de salada. Seja qual for o método: elas devem estar realmente secas, sem vestígio de umidade.

Cada erva, um método

Salsinha e cebolinha
Podem ser congeladas picadas; guarde em potes com tampa. Na hora de usar, é só raspar com o garfo direto na sopa, no cozido ou no ensopado. Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente.

Manjericão
Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar). Elas vão de lá direto pro molho, por exemplo. Outro jeito é picar e congelar na forma de gelo com azeite. Os cubinhos são meio caminho andado para o molho pesto.

Alecrim, tomilho e sálvia
Também vão picadas para a forma de gelo com azeite. E de lá, direto pra panela quente.

Hortelã
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.

Foto: Editora Panelinha