Vale usar o micro-ondas? Vale (mas com alguns cuidados)

Vale usar o micro-ondas? Vale (mas com alguns cuidados)
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 02 de maio de 2017


Os fornos de micro-ondas disponíveis atualmente são seguros se usados de maneira correta, de acordo com a FDA, a agência federal norte-americana de vigilância sanitária. E não há evidências científicas da relação do uso de micro-ondas com o aparecimento de câncer.


Sabe qual é o maior risco que você corre ao usar o micro-ondas? Comer imitação de comida. Isso quer dizer o seguinte: pegar aquela lasanha pronta congelada, abrir a embalagem, colocar no micro-ondas e comer 14 minutos mais tarde.


É o melhor (pior!) exemplo do produto ultraprocessado: feito de ponta a ponta na indústria e cheio de ingredientes que ninguém tem na cozinha e que servem para imitar sabores, cheiros e texturas da comida de verdade.

Veja mais: 9 dicas para preparar comida de verdade no micro-ondas

É possível usar a ajuda do micro-ondas para cozinhar comida saudável. Só é preciso ficar muito atento a uma questão: o risco de superaquecimento. Como esse tipo de forno é muito eficiente para produzir calor (através da vibração das moléculas de água), ele pode esquentar demais e diminuir os nutrientes dos alimentos, como as vitaminas, ou ainda queimar proteínas e gorduras.

E isso acontece sem que a gente perceba, porque o calor excessivo atua no alimento em nível atômico e molecular. Esses problemas também podem acontecer com outras técnicas como assar ou fritar, sempre que usamos calor demais.

Por isso, siga as recomendações de uso do fabricante: nada de colocar o prato lá dentro e ligar em potência máxima por dez minutos enquanto toma banho!


Qual recipiente usar?

Tanto para preparar quanto para aquecer alimentos no micro-ondas, nunca use recipientes metálicos – eles refletem as ondas (que ficam batendo e rebatendo dentro do forno). Isso vale, inclusive, para frisos ou alças de metal, por exemplo.

Vidro não tem esse problema. Mas não podem ter nenhum tipo de decoração, porque as tintas também podem ter metais em sua composição.


Alguns utensílios são feitos especificamente para uso em forno de micro-ondas, mas os plásticos comuns são um problema: com o calor, alguns compostos químicos podem migrar para os alimentos. Procure aqueles que informam na embalagem que são seguros para uso nesse tipo de forno.

Depois de usar, limpe

Depois de usar, limpe o micro-ondas por dentro com um pano úmido. E use uma mistura para tirar o cheiro: pode ser um copo de água com limão ou com alguns cravos-da-índia e canela em pau, por exemplo. Coloque por dois minutos em potência alta e deixe esfriar lá dentro mesmo (assim, você não corre o risco de se queimar na hora de tirar a mistura de lá.