Banner do Blog

Alimentação saudável x planejamento urbano: o que é deserto alimentar?

Imagem do post

Sugestão de leitura: no UOL Tab, a reportagem "Deserto Alimentar: comida saudável mesmo é comida de verdade. Mas quem tem acesso a ela?" trata desse conceito que está bastante relacionado aos temas que tratamos aqui neste blog.


Deserto alimentar  é um conceito que “define os lugares com difícil acesso a alimentos nutritivos - e que têm, como consequência, a diminuição do seu consumo.”


Em São Paulo, são as regiões afastadas e vulneráveis. E isso tem impacto direto nos hábitos alimentares dos moradores de regiões com menos feiras, sacolões e super/hipermercados. Ou seja, com menos acesso a alimentos frescos.

 

Veja no mapa no começo do texto, publicado na reportagem do UOL Tab, como a distribuição da oferta de alimentos in natura é desigual e mais escassa do que a rede de estabelecimentos de fast food (pontinhos vermelhos).


Os triângulos verdes são as feiras livres – que têm a desvantagem de acontecer só uma vez por semana. Os mercados municipais são escassos, e os supermercados e hipermercados diminuem bastante nos bairros mais periféricos.


Com essa desigualdade, quem mora nessas regiões caracterizadas como deserto tem acesso mais difícil aos alimentos que deveriam compor a base das refeições. É uma sinalização clara de como  a questão da alimentação saudável está também ligada ao planejamento urbano.

Categorias relacionadas

Comida de verdade