Despensa salva-jantar

Despensa salva-jantar
Compartilhe

Por Panelinha - 02 de março de 2022


Se você está sofrendo com o preparo do jantar de dia de semana, pode ser uma boa ideia incluir na lista de compras alguns atalhos culinários. São ingredientes de preparo rápido e que resolvem a refeição sozinhos ou dão uma bela força no sabor. Aproveite que vai revisar a lista de compras e já elimine as armadilhas. A indústria dos ultraprocessados é especialista em tirar proveito dos desafios que as pessoas encontram no dia a dia. É nessa brecha que se criam soluções que parecem mágica, como o macarrão instantâneo ou os ultraprocessados congelados prontos. É melhor deixá-los no supermercado.

Especial Resolva o jantar em 30 minutos

Se os atalhos culinários forem ingredientes novos na sua alimentação, vale fazer um esforço, no começo, para usá-los. Separe receitas para preparar com cada um deles e inclua na programação da semana. Com o tempo, você pega o jeito e já abre aquele sorriso só de lembrar que tem uma lata de grão-de-bico para resolver o jantar.


Cuscuz marroquino

Fica pronto em cinco minutos. Além de acompanhamento para a tagine rápida de legumes ou o ensopado rápido de frango, também salva como prato principal no cuscuz marroquino com legumes e na galinhada de cuscuz marroquino. A lógica é super simples: um refogado bem saboroso, cuscuz na panela, água quente, tampa. Pronto!

+ 45 receitas com cuscuz marroquino


Polenta instantânea

Aliada forte dos dias que pedem preparos expressos. Leva 5 minutos para ficar pronta. Acompanha ensopados (a porção de bolonhesa congelada, por exemplo), mas também resolve o jantar como prato principal. É o caso da polenta caprese ou da polenta com ratatouille de frigideira. Vale até polenta com uma colherada de pesto ou uma fatia de gorgonzola.


Grão-de-bico e feijão-branco em lata

Esses dois grãos, já cozidos, na lata se transformam em incríveis saladas-refeição. É só misturar e pronto. Nos dias mais frios também viram sopas, ensopados e até molho de macarrão. Estão na categoria de alimentos processados, aqueles que podem compor uma alimentação saudável.

Receitas com grão-de-bico e com feijão-branco


Sardinha em lata

No recheio da batata assada, no macarrão com limão, para passar no pão. A sardinha é um curingão, que resolve a refeição e dá aquela dose extra de sabor.


Tahine e pasta de amendoim

Essas duas pastas viram molhos interessantes que transformam o macarrão, o sanduíche, os espetinhos, o frango. Elas não resolvem o jantar, é verdade. Mas aliadas a outros atalhos, aumentam o leque de opções.

Receitas com tahine e com pasta de amendoim


Macarrão

É o recurso mais acessado quando o assunto é resolver a refeição. O segredo para não cair na mesmice (macarrão alho e óleo 5 x por semana) é incluir hortaliças no preparo. Você pode fazer um grande refogado com o que tem na geladeira e misturar à massa cozida.

Macarrão: escolha o seu


Lentilha

Essa leguminosa que não precisa ficar de molho e cozinha em 5 minutos rende sopas deliciosas e saladas incríveis. Sempre bom ter na despensa.

+ 30 receitas com lentilha


Iogurte

De saladas bem refrescantes, como a de pepino com passas, combinação que vem da Pérsia, à sopa de sabor bem turco, o iogurte vai bem além do café da manhã. É marinada que vira molho, molho que transforma a salada…

Como fazer iogurte + sugestões de preparos


Ovo

Omelete, shakshuka, cocotte: ovo é o rei da versatilidade e melhor amigo dos jantares apressados e deliciosos. O segredo aqui é ampliar repertório para incluir variação (e não ficar só no pão com ovo frito).

Ovo: aumente o repertório e vire um mestre dos ovos