Ervas frescas – frescas mesmo – na geladeira

Ervas frescas – frescas mesmo – na geladeira
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 15 de fevereiro de 2017


Se você comprou um lindo maço de salsinha, só usou uma parte, mas tem planos para ela nos próximos dias, pode deixar na geladeira que ela aguenta o tranco. Quer dizer, aguenta se você armazenar do jeito certo – do contrário, murcha e queima rapidinho, já que ervas frescas são bem sensíveis ao frio.

O primeiro passo é lavar e secar tudo, e muito bem. Depois – pulo do gato – é só embrulhar as ervas em papel-toalha úmido antes de guardar no pote com tampa bem fechada. Se você tiver potes altos, melhor ainda, porque as ervas não vão amassar. Eles ainda têm mais uma vantagem: no caso das ervas que soltam líquido, como a cebolinha, guardam a umidade no fundo e não prejudicam a parte verde do talo.

Também dá para guardar as ervas em saquinhos plásticos grandes. Use a mesma técnica do papel-toalha úmido e faça um balão com o saco antes de fechar bem (torças as pontas e amarre uma na outra). O saco com ar dentro impede que as ervas fiquem amassadas.

Nos dois casos, atenção ao excesso de frio: as ervas precisam ficar longe das paredes da geladeira para não queimarem.

Falando no assunto, se você estiver sem planos para a salsinha que sobrou na geladeira, experimente dar uma variada no arroz do dia a dia ou prepare uma versão bem brasileira do pesto, com salsinha, castanha-de-caju e queijo meia-cura – e que pode ser congelado.

Foto: Editora Panelinha