5 motivos para ter uma horta em casa

5 motivos para ter uma horta em casa
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 13 de fevereiro de 2017


Nem adianta procurar nos alimentos feitos na indústria: se tem uma coisa que eles não conseguem colocar entre os ingredientes são as ervas frescas. Em contrapartida, pode perceber, prato caseiro feito com ervas ganha sabor de comida natural no ato. Elas realçam o sabor dos alimentos e acrescentam uma camada extra de aroma.

Sair para comprar é sempre uma possibilidade, mas ter um punhado delas à mão é uma mão na roda. Por que você não resolve esta questão investindo numa hortinha em casa?

Cinco motivos para plantar em casa as ervas de que você mais gosta:
1. É fácil
Você pode ter ervas num cantinho da cozinha, na janela, na varanda, no muro. Basicamente, em qualquer lugar. Para facilitar, pode comprar as mudas já plantadas em vasinhos. Elas precisam de um ambiente ventilado e de iluminação natural (nem precisa ser sol direto).

2. É orgânico
Quer mais natural do que a comida que você mesmo planta, rega e colhe? Impossível. E as ervas se dão bem em casa sem precisar de nenhum tipo de agrotóxico.

3. É fresco
Nada mais chato do que comprar aquele maço de manjericão, usar umas folhinhas e ver o resto estragar na geladeira (vai ter dica pra evitar isso também nesta semana, não perca). Com as ervas plantadas, você tira só o que realmente vai usar e garante ervas frescas todo dia.

4. É decoração
Além de fazerem diferença nos pratos, as ervas dão um charme especial à cozinha. Mas também podem colorir e perfumar a varanda ou a janela.

5. É inspirador
Quem cultiva ervas em casa tem mais soluções de variação à mão – variar os alimentos na mesa é uma das regras da alimentação saudável de verdade.

Olha estas três ideias
Se você ficar com saudade do churrasco e resolver assar uma cebola no forno de casa, não deixe de colocar um pouco de alecrim na assadeira. Faz toda a diferença!
Se for cozinhar a abobrinha no molho de tomate, não se esqueça do tomilho, que deixa o preparo ainda mais saboroso.
Uma saladinha de iogurte com pepino é uma coisa, mas com endro, fica especialmente boa!

Dica importante: algumas ervas ficam mais saborosas quando passam pelo calor, caso do alecrim, da sálvia, do tomilho e do orégano. Outras se dão melhor quando usadas frescas, para finalizar os pratos, ou naqueles cinco minutos finais do molho, caso da salsinha, da hortelã, da cebolinha, do coentro e do endro.

Foto: Editora Panelinha