O que é alimento processado

O que é alimento processado
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 02 de abril de 2017


Processado é o alimento in natura que recebeu adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre e foi submetido a técnicas como cozimento, secagem, fermentação e métodos de preservação, como salga, salmoura, cura e defumação.

O objetivo principal é aumentar a durabilidade dos alimentos e, muitas vezes, também torná-los mais agradáveis ao paladar. E o problema é que esses produtos normalmente têm mais sal, mais açúcar e mais óleo do que você usaria para preparar as versões in natura.

Alimentos processados podem compor uma refeição que seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Eles não precisam ser eliminados.

Por isso, o recomendado é usar esses alimentos para compor refeições com alimentos in natura e minimamente processados. Por exemplo: pão compõe o café da manhã com frutas (in natura), manteiga (ingrediente culinário), café (minimamente processado) e iogurte (minimamente processado).

Quais alimentos estão nessa categoria

Pães: estamos falando de farinha, água, sal e levedura. É mais indicado comprar a granel (ou seja, na padaria).

Queijos: pode ser de qualquer cor e estágio de maturação. Queijo é a combinação de leite, sal e fermento.

Carnes secas: são diferentes processos, que normalmente incluem adição de sal.

Bacalhau: é conservado por adição de sal.

Conservas: vidros de palmito, beterraba e cenoura, por exemplo.

Ervilha e milho em lata: devem ter apenas sal e água nos ingredientes (em todo caso, prefira as verões congeladas conservam a cor e a textura dos alimentos e são minimamente processadas).

Atum e sardinha em lata: podem ser conservados em água ou azeite.

Extratos ou concentrados de tomate: costumam levar sal e açúcar em sua preparação.

frutas em calda ou cristalizadas: recebem adição de açúcar para conservação.

Parece mas não é

Molho de tomate pronto: é ultraprocessado. Temem um aditivo para ter cheiro de cebola, outro para ter gosto de cebola e um outro ainda para parecer cebola.

Pão de forma industrializado: tem muito mais ingredientes do que o pão. É pão de mentira.

Queijo "processado": o nome dá margem para confusão. O "queijo processado" ou "queijo processado UHT", aquele que é um quadradinho bem cremoso, que pode ser guardado fora da geladeira, é um alimento ultraprocessado. Ele tem uma série de aditivos cosméticos, como corantes e aromatizantes. Cheque sempre a lista de ingredientes dos alimentos que se apresentam como queijo. No queijo de verdade deve ter apenas leite, fermento e sal.


Atenção!

Colocar carne seca no feijão vale, assim como preparar uma torta de atum (com o peixe enlatado). Mas salada de ervilha em lata com atum em lata não é uma boa.