Aprenda a identificar o açúcar disfarçado

Aprenda a identificar o açúcar disfarçado
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 16 de agosto de 2016


Você já sabe que precisa ler o rótulo para fazer melhores escolhas na hora de comer. E aprendeu que o açúcar está presente em muitos alimentos que não dão pinta de doces, como a lasanha congelada, o salgadinho, o molho de tomate e o pão de forma. O problema é que ele também vem disfarçado, com vários outros nomes.

A lista de ingredientes tem glicose, lactose, glucose de milho, xarope de malte, dextrose, maltodextrina? Fique esperto, porque é tudo açúcar. Nos produtos diet e light, os adoçantes também podem aparecer como sucralose, aspartame, acessulfame K e estévia.

E olha só a pegadinha: muitos produtos light ou “zero de gordura” têm ainda mais açúcar em sua composição. Sabe por quê? A partir da segunda metade do século 20, os consumidores começaram a se preocupar com a presença de gordura dos alimentos industrializados. A indústria alimentícia aumentou a oferta de itens com quantidade reduzida de gordura. Mas para que esses produtos ainda fossem gostosos, passaram a usar açúcar, em busca de sabor e textura. O resultado foi o aumento nos índices de obesidade, apesar da enorme gama de produtos ultraprocessados com pouca ou nenhuma gordura.

Foto: Editora Panelinha