Arroz sírio com frango para dois

Arroz sírio com frango para dois
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de maio de 2015


Já reparou como a cozinha nos leva para qualquer lugar do mundo? No especial Mês das Noivas, vamos fazer uma viagem ao oriente com a ajuda de ingredientes especiais - quase mágicos. Tudo para transformar uma receita, aparentemente básica, em um jantar super sofisticado.

O arroz sírio (também conhecido como arroz libanês e mjadara), é uma receita super tradicional, mas que nunca sai de moda. Sem contar que os aromas da cebola caramelizada e da pimenta síria chamam a casa inteira - você nem precisa avisar que está na mesa!

Aliás, pimenta síria não é um tipo de pimenta, mas sim a mistura de especiarias com sabor levemente picante: pimenta da jamaica, pimenta-do-reino preta, canela, cravo e noz moscada.

Truque na manga
Quem já tem intimidade com as panelas deve estar se perguntando: mas cozinhar arroz e lentilha na mesma panela, ao mesmo tempo, dá? Os dois ingredientes têm tempos de cozimento diferentes, mas é claro que a gente tem um truque culinário para facilitar este preparo: antes de começar, deixe a lentilha de molho em água fervente por cerca de 15 minutos - tempo suficiente para separar os outros ingredientes e caramelizar a cebola!

Pitada extra: Na hora de servir, salpique nozes e experimente colocar uma colherada de iogurte natural. O adocicado da cebola e o sabor das especiarias vão combinar super bem com o azedinho do iogurte.

Arroz sírio com frango
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 45 min

2 bifes de filé de frango, cerca de 240 g
⅓ de xícara (chá) de arroz branco
2/3 de xícara (chá) de lentilha
1 cebola
1 dente de alho
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de pimenta síria
1 colher (chá) de sal
1 pitada de açúcar
¼ de xícara chá de nozes picadas
1/3 de xícara (chá) de iogurte natural

1. Coloque a lentilha numa tigelinha funda e cubra com 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Fatie a cebola em meias-luas médias e pique fino o alho. Corte os bifes de frango em tirinhas de cerca de 1 cm x 7 cm.

3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, junte 1 colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez enquanto, até a cebola caramelizar.

4. Transfira a cebola para uma tigela e aumente o fogo para médio. Regue a panela com ½ colher (sopa) de azeite, doure as tirinhas de frango e tempere com uma pitada de sal. Mexa aos poucos para dourar por igual.

5. Junte a cebola dourada e o alho e misture por apenas 1 minuto. Acrescente o arroz, a colher (chá) de sal e a pimenta-síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.

6. Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com 2 xícaras (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 20 minutos.

7. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir, para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Divida o arroz em dois pratos e salpique com as nozes. Sirva a seguir com iogurte natural.