Cassoulet para dois

Cassoulet para dois
Compartilhe

Por Pitadas - 09 de maio de 2015


No Mês das Noivas, o blog Pitadas vai ajudar você a tomar as decisões certas. Não, não estamos falando do casamento, boba! Mas sim da sua cozinha. Desde a compra do fogão até a escolha da bandeja perfeita (para ele levar o seu café da manhã na cama para sempre). Entre um post e outro, claro que tem que ter uma receita, né?

Quem estava acostumado a cozinhar para um, por exemplo, precisa dobrar as porções. E se morava na casa dos pais, então… Acabou a mordomia! Na nova rotina, pensar no cardápio semanal passa a ser uma necessidade.

Já pode casar!
Já ouviu essa frase depois de preparar o arroz soltinho do Panelinha? Os básicos na cozinha são um (ótimo) primeiro passo. Quando você aprende as técnicas e fundamentos por trás de ingredientes-chave, fica mais fácil cozinhar sem receitas e a ser criativo na cozinha.

Alguns atalhos também são essenciais. Sabe aquele receita que mais parece um truque culinário? Pois esse cassoulet, também conhecido como feijoada francesa, pode ser bem prático quando usamos o feijão já cozido, enlatado. A outra vantagem desse clássico da cozinha francesa, aqui em versão a jato, é que o prato não precisa de acompanhamento. É claro que, quem quiser, pode dar aquele quê a mais na composição, polvilhando com uma farofinha de pão com ervas, que colocamos na receita.
Humm! Esse jantar a dois está pedindo um bom vinho tinto…

Cassoulet com farofinha de pão
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 30 min

Para a farofinha de pão
1 pão francês amanhecido
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
sal a gosto

1. Lave, seque e debulhe os ramos de alecrim e de tomilho. Descasque o dente de alho. Fatie o pão francês.

2. No processador, junte o dente de alho, as fatias de pão, o azeite e as folhas de alecrim e de tomilho. Tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa.

3. Transfira a farofa para uma frigideira e leve ao fogo médio. Mexa com uma espátula, até dourar, por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar numa tigela. Enquanto isso, prepare o cassoulet.

Para o Cassoulet
1 lata de feijão branco (cozido), cerca de 1 ½ xícara (chá)
1 filé de peito de frango, cerca de 250 g
2 linguiças toscana finas, cerca de 90 g
½ talo de salsão sem as folhas
½ cenoura
½ cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate
¼ de xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 ramos de tomilho
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

1. Corte o filé de frango em cubos de cerca de 3 cm e as linguiças em fatias de cerca de 3 cm na diagonal. Transfira para uma tigela e reserve em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Pique fino a cebola e o alho. Corte em cubinhos o salsão e a cenoura. Passe o feijão por uma peneira e deixe escorrer bem a água.

3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e doure a linguiça, virando com uma pinça para cozinhar por igual. Transfira para um prato.

4. Na mesma panela, doure os cubos de frango e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto – só vire de lado quando o pedaço de frango soltar da panela. Transfira para o mesmo prato das linguiças.

5. Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o louro. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até a cebola dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.

6. Acrescente o extrato de tomate, debulhe as folhas de tomilho e misture bem. Regue com o vinho branco, junte a água e mexa, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho - é isso que vai dar sabor ao preparo.

7. Volte os cubos de frango e os pedaços de linguiça para a panela. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, com a tampa entreaberta.

8. Em seguida, junte o feijão escorrido. Misture delicadamente e deixe cozinhar, sem a tampa, por mais 5 minutos, para engrossar levemente o caldo. Desligue o fogo e divida o cassoulet em 2 pratos. Sirva a seguir.

Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha