Cenoura: 3 métodos de cozimento favoritos

Cenoura: 3 métodos de cozimento favoritos
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de agosto de 2016


Está chegando a hora: o lançamento oficial do livro O Que Tem na Geladeira?, de Rita Lobo, é no sábado, 3/9, na Bienal de São Paulo. Outros lançamentos virão (em São Paulo, inclusive), e você vai ficar sabendo de tudo pelo site e pelas redes sociais do Panelinha. O livro completa o projeto que inclui uma série no canal Panelinha no Youtube e um perfil no Instagram (@oqtemnageladeira).

Assista à série ‘O Que Tem na Geladeira?’ no canal Panelinha no Youtube.

Aqui no Pitadas a gente dá uma boa esmiuçada na fórmula que Rita criou para inventar novas receitas, e que é o ponto central do projeto todo: variar o preparo de legumes, hortaliças e raízes alternando técnicas de corte, métodos de cozimento e combinações de sabor. Depois de mostrar bons exemplos com abobrinha (legume) e repolho (hortaliça), é hora de falar de uma raiz que todo mundo tem na geladeira: a cenoura. Ela está no livro e vai virar também tema de episódio da série, mas mais pra frente.

Top 3 de métodos de cozimento
Cenoura assada com molho pesto: assada, a raiz cozinha mas ainda fica firme, e com leves tostadinhos. Nesta versão, ela leva azeite, sal e pimenta e ainda ganha um molho pesto, que dá frescor ao prato.

Sopa de cenoura com curry e leite de coco: cozida, ela fica doce, doce, doce. Combina demais com curry. O leite de coco dá um toque thai.

Ragu de cenoura: guisada – técnica que manda colocar pouca água – ela não fica totalmente imersa e cozinha absorvendo os sabores devagar. Ponto para a textura: não fica molenga.

Fotos: Editora Panelinha