Chá de maçã em Paris

Chá de maçã em Paris
Compartilhe

Por Pitadas - 20 de julho de 2015


Nesta semana, o blog Pitadas tira uma horinha para apreciar um bom chá e colocar a leitura em dia. Para começar, vamos de chá de maçã e "Kiki de Montparnasse". Você sabe quem é ela?

Na Paris boêmia dos anos 1920, Alice Prin tornou-se Kiki de Montparnasse, uma das primeiras mulheres emancipadas daquele século. O livro (todo ilustrado e em quadrinhos) descreve sua vida como modelo e cantora, as noites nos cabarés, o relacionamento com Man Ray, a amizade com Fujita, e ainda possui uma biografia com prefácio de Ernest Hemingway.

Uma leitura rapidinha e deliciosa como esta merece uma pitada prática para acompanhar: prepare o chá e coloque em forminhas de gelo no freezer. Na hora de servir, é só aquecer no micro-ondas ou numa chaleira.

Chá de Maçã

Rende 1 Litro
Tempo de preparo: 1 hora e 45 minutos

3 maçãs gala
2 canelas em rama
1 litro de água

1. Lave, seque e corte as maçãs (com a casca) ao meio. Retire e descarte o miolo com as sementes. Corte cada metade em 4 partes.

2. Transfira as maçãs para uma panela média, junte a canela, cubra com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por cerca de 1h30, até reduzir o líquido pela metade.

3. Desligue o fogo e passe por uma peneira, sobre uma tigela, para coar. Aperte bem as maçãs com uma espátula, para extrair todo o líquido. Transfira para uma chaleira e sirva a seguir.

Foto: Ricardo Toscani / Editora Panelinha