Churrasco de apartamento: tempere bem!

Churrasco de apartamento: tempere bem!
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de junho de 2014


Olha, nem precisa ter a tal da varanda gourmet. Nesta semana, a gente vai provar que dá pra fazer um churrasco pra lá de digno em qualquer apartamento que tenha uma simples frigideira do tipo grelha. Um tempero bem aplicado e pronto: a festa da carne pode começar – pensando bem, até dica para “churrasco” vegetariano a gente vai dar, então se você gosta do tema, não pode perder!

Comece comprando carnes de boa procedência e qualidade. O frigorífico deve estar de acordo com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). O selo do SIF também deve estar adesivado em carnes embaladas a vácuo, para garantir a procedência. Fique de olho: evite embalagens a vácuo com muito sangue, pois isso mostra que a carne está perdendo seu suco, ressecando e ficando sem sabor.

Em seguida, é a hora de temperar. Uma pitada importante: retire a carne da geladeira com alguma antecedência, pois ela não deve estar muito gelada quando entrar em contato com o calor – isso pode comprometer a maciez e o gosto.

O uso do sal é um segredo! O tipo de sal e o tamanho de suas pedras deve variar de acordo com o tamanho da carne. O sal grosso com pedras grandes é ideal para costelas. O que tem grãos médios é usado em peças com mais de 1kg. O de grãos finos (sal grosso triturado) vai melhor nos pedaços pequenos (caso de quem vai fazer as receitas do nosso churrasco de apê).

Não precisa salgar a carne com muita antecedência, pois ela pode desidratar. O ideal é deixá-la em contato com o sal por seis minutos em temperatura ambiente. Na churrasqueira: em peças grandes como a picanha, por exemplo, vale fazer riscos com a ponta da faca, delicadamente, na gordura, para que o sal e o calor penetrem com maior facilidade. Na hora de colocar as peças na grelha, é necessário retirar o excesso de pedras grandes de sal, pois elas podem explodir em contato com o calor.

É possível ir além do sal. Ervas frescas e secas, mostarda em pó, folhas de louro, geléias, sal e pimenta são opções boas para temperar carnes de todo tipo. Para carnes brancas, use geleias amarelas (abacaxi, laranja, damasco, pêssego); para carnes vermelhas, geleias vermelhas (morango, ameixa, amora, framboesa). Vale lembrar que a carne de porco é considerada carne branca.

Já dá pra começar a pensar nesse churrasquinho para o final de semana que entra, hein? Não perca os próximos posts.

Foto: Ricardo Toscani