Dia das crianças: elas ajudam a preparar a salada e o molho

Dia das crianças: elas ajudam a preparar a salada e o molho
Compartilhe

Por Pitadas - 03 de outubro de 2016


É importante levar as crianças para a cozinha. Elas se divertem com a atividade “dos adultos”, aprendem sobre como os ingredientes se transformam em pratos tão saborosos, e começam ali a construir uma relação legal com o alimento. Comer vai ficando cada vez mais interessante.

O que elas podem fazer? Muitas coisas – nesta semana você vai conhecer boas ideias; fique de olho aqui no blog. Comece ensinando que, para cozinhar, é preciso lavar a mão primeiro.

Na hora de fazer a salada, elas podem lavar as folhas, preparar o molho com Hidrosteril (solução bactericida) e secar as folhas – se for na centrífuga, mais legal ainda.

Na sequência, coloque as crianças para preparar os molhos de salada. Elas vão se sentir alquimistas calculando as quantidades de azeite e vinagre. Você pode mostrar que eles não se misturam, mas que depois de chacoalhar num potinho, se mesclam e viram molho.

Se as crianças forem mais crescidinhas, já dá pra reforçar a ideia de proporções. Olha que ideia legal: você pega um pote de plástico e marca nele quatro partes para que eles se responsabilizem por preparar o molho clássico, que pede 3 partes de óleo para 1 parte de ácido.

Foto: Editora Panelinha