Drinque: Aperol spritz

Drinque: Aperol spritz
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de maio de 2013


O Aperol é uma espécie de irmão mais novo do Campari. Isso, no mundo das bebidas, quer dizer que um tem mais de 150 anos, o outro quase 100.

Mais suave e menos alcoólico do que o mais velho, o Aperol experimentou nos últimos anos um ressurgimento. Repaginado como uma bebida jovem e "crazy for life" (como anuncia uma campanha estrangeira), ele é o ingrediente central do drinque do momento, o Aperol Spritz, mistura de espumante e bitter.

Tanto o Aperol quanto o Campari são bebidas da categoria dos bitters (isso quer dizer que são amargas e cítricas). A princípio concorrentes, hoje são fabricados pela mesma empresa. No início do século 20, a Aperol produziu belíssimos cartazes — como o que ilustra este post — que fizeram a fama da bebida e hoje viraram item de colecionador. Lindo, né?

Aperol Spritz
serve uma porção

Ingredientes

1 dose de Aperol
2 doses de espumante
club soda
1 rodela de laranja
cubos de gelo

Modo de fazer

Num copo longo com gelo, despeje o Aperol, o espumante e complete com club soda. Misture com uma colher bailarina e decore com a rodela de laranja. Sirva a seguir.

Texto de Antonio Farinaci. Além de ser um intelectual todo gato, ele é o colunista de drinques do Panelinha e assina um post semanal aqui no Pitadas.