Drinque: Negroni

Drinque: Negroni
Compartilhe

Por Pitadas - 28 de fevereiro de 2013


Este post inaugura a coluna de Antonio Farinaci aqui no Pitadas, sempre com uma receita (e muitas histórias) de drinques fabulosos.

O negroni é o suprassumo dos coquetéis aperitivos — uma categoria de drinques que serve para abrir o apetite. E uma das características tradicionais dos aperitivos é ter sabor amargo, para acordar o paladar. Vermute e Campari são aperitivos clássicos, e, no negroni, os dois vêm juntos (com gim e uma rodela de laranja).

Um dos maiores entusiastas do negroni foi o cineasta Orson Welles, que descobriu a bebida no final dos anos 40, na Itália, durante as filmagens de “Cagliostro”. Mas a receita do drinque tem quase um século, e ela surgiu da variação de um outro aperitivo clássico, o americano. A diferença é que o precursor do negroni é mais “aguado”: ele não leva gim, mas club soda.

O nome do drinque vem de um tal Conde Negroni, que teria inventado essa receita —e teria até aberto uma destilaria pra fazer uma fórmula engarrafada, pronta para beber. Preguiça de conde: poucos drinques são tão fáceis de fazer. O segredo está na escolha dos ingredientes.

Gins com predomínio de laranja (como o Beefeater, por exemplo) dão um negroni bem redondo, porque combinam com o sabor e o perfume da laranja em rodela no fundo do copo. Gins com alcaçuz (como o Bombay) também dão um bom negroni, pois o doce da planta equilibra o amargor do campari e do vermute. Se você for viajar para o exterior, invista numa garrafa de Carpano Antica Formula, o melhor vermute, e uma de Campari italiano. Senão, vá de vermute Punt e Mes e Campari nacional, que também dão pro gasto.

E não se esqueça: Depois de abertos, vermute e Campari devem ser guardados na geladeira, pois se adulteram a temperatura ambiente.

NEGRONI

1 dose de gim
1 dose de vermute tinto
1 dose de Campari
1 rodela de laranja

Coloque uma rodela de laranja no fundo de um copo americano. Laranja-bahia importada (maior, com a casca avermelhada) é a mais bonita; laranja-pera, a mais gostosa. Complete com gelo por cima. Despeje o gim, o vermute e o Campari. Com uma colher bailarina, agite ligeiramente o drinque, puxando de baixo para cima, para misturar os ingredientes. E pronto.

Antonio Farinaci é roteirista, jornalista, escritor e é uma graça.