Drinque: bloody mary
		Por Pitadas - 05 de abril de 2013
Maria sanguinária... Um drinque que tem um nome desses praticamente dispensa apresentações. Feito à base de suco de tomate com vodca, o bloody mary, dizem, era um dos preferidos de Ernest Hemingway — o que não quer dizer lá muita coisa, já que o escritor americano tinha vários drinques favoritos. Segundo diz a lenda, ele gostava deste por não deixar hálito de álcool — e assim ele podia beber sem dar na cara para sua mulher, que, pelo jeito, não tinha um bafômetro por perto.
 Bloody mary
 Por porção
 Tempo de preparo: pá pum
 Ingredientes
 1 dose de vodca
 suco de tomate para completar
 1 talo de salsão
 caldo de 1 limão
 1 colher (café) de sal
 pimenta-do-reino moída na hora
 3 esguichadas de molho inglês Lea & Perrins (tipo Worcertershire)
 coentro em grão moído na hora
 cubos de gelo
 Modo de preparo
 1. Rale cerca de 5 cm do talo de salsão e reserve o líquido e o purê. 
 2. Num copo alto, junte o caldo do limão, o sal, o molho inglês, o salsão ralado e uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Coloque três ou quatro cubos de gelo (não precisa exagerar para não ficar aguado), despeje a dose de vodca e complete com suco de tomate gelado. 
 3. Com uma colher bailarina, puxe os temperos do fundo para que eles se misturem ao suco e à vodca. Na superfície do drinque, adicione uma pitada de semente de coentro moída na hora e enfeite o copo com o restante do talo de salsão. Lembre-se de retirar as fibras laterais do talo e não exagere na folhagem.
 Saiba mais
 - A pimenta do reino tem que ser moída na hora? Tem. Por que? Porque pimenta do reino que já vem ralada, também já vem seca, sem cheiro e sem gosto.
 - Pode usar outra marca de molho inglês? Melhor não. As marcas de molho inglês brasileiros são puro molho de soja, muito salgados e mal temperados. Só o Worcestershire importado tem pasta de tamarindo, que dá uma adocicada à fórmula.
 - Pode experimentar com outros temperos? Claro! Minha amiga Dulce Santos, mixologista de plantão no bar Caos, diz que fica uma delícia decorar a borda do copo com bacon em pó (que ela traz de Minas).
 - Pode fazer sem vodca? Pode. Os engraçadinhos chamam esse drinque de "virgin mary"...
 Texto de Antonio Farinaci. Além de ser um intelectual todo gato, ele é o colunista de drinques do Panelinha e assina um post semanal aqui no Pitadas. Aos domingos, apresenta com Rita Lobo e a equipe do site o programa Panelinha na Rádio Estadão.
 Foto: Gilberto Oliveira Jr.