#FériasNaCozinha: prepare lanches com frutas

#FériasNaCozinha: prepare lanches com frutas
Compartilhe

Por Pitadas - 28 de julho de 2016


Logo mais voltam as aulas. É hora de recalibrar a lista de compras de frutas da semana. Tem sobrado muita fruta? Ou está faltando? Que fruta você vai mandar na lancheira a cada dia da semana? A variação está boa? Fruta é item básico do lanche dos pequenos.

Minimaçã e minipera são a pura praticidade: resistentes, fáceis de comer e duradouras. Banana e a mexerica já vêm com embalagem natural. Frutas grandes que não escureçam, como manga, mamão, melão e melancia, vão picadas num potinho.

E quando estiver friozinho (ou para variar, ou quando as frutas estiverem ameaçando passar), vale mandar a maçã e a pera assadas bem temperadinhas. Tem o jeito muito expresso de assar no micro-ondas (o passo a passo está aqui nesta receita de maçã assada com especiarias no pote, mas pode fazer com pera também). E tem o jeito pá-pum de deixá-las bem douradinhas na panela, com mel (o preparo é bem explicado aqui na receita de frutas douradas com mel).

Enquanto as aulas não voltam, leve a criançada para a cozinha. A salada de frutas vira produção coletiva. Pequeninos ajudam a lavar. Os maiores, que já usem faca, podem aprender os cortes ideais para cada fruta: os gomos da laranja, as estrelas de carambola, os cubinhos de maçã. Nesta receita de Salada de frutas com nibs de cacau tem explicação bem detalhada (tem até vídeo). E, vai, já que é férias, vale servir a fruta picada com chantilly, um luxo ocasional, para festejar a volta as aulas.

Foto: Editora Panelinha