Joyce Galvão sabe tudo sobre bolos

Joyce Galvão sabe tudo sobre bolos
Compartilhe

Por Pitadas - 10 de fevereiro de 2014


Segunda-feira, você já sabe, é dia de assunto novo aqui no Pitadas. O desta semana é especialmente gostoso, lindo e empolgante: bolo. Quem gosta de bater um bolinho sabe o prazer que é tirar uma fôrma com massa crescida, dourada e cheirosa do forno – e também sabe o que é ver solar toda a expectativa colocada sobre uma nova receita. Qual é a linha que divide o sucesso e o fracasso dos preparos?

Quem vai nos ajudar a descobrir é Joyce Galvão, formada em engenharia de alimentos e em gastronomia. Essa paulistana da Mooca é danada de boa no assunto! Boleira talentosa, a criadora da All About Cakes sabe exatamente que combinação e sequência de ingredientes vai garantir que um bolo seja mais firme ou mais fofo, por exemplo.

Depois que ela explica, tudo muda: a gente passa a entender a técnica por trás de um preparo que é tão caseiro. E isso garante que os bolos dêem certo, porque dá pra compreender o papel de todos os envolvidos – a saber, ovos, açúcar, manteiga, farinha, fermento e demais atores. E aí você não vai mais ter aquela desculpa de “não ter mão para bolo” – porque agora você vai ter técnica.

Ao longo da semana, a gente vai fazer aqui no blog dois dos bolos preferidos da Joyce. O primeiro é o de banana caramelada, que ela adorava comer quando ia visitar a família no Rio de Janeiro. O segundo é o bolo gelado de coco, aquele que todos nós adorávamos comer na infância – vinha embalado em papel laminado e era hit nas as festinhas da escola, lembra?

Os dois bolos saem do forno cheios de memórias. Não poderia ser diferente, já que a Joyce começou pequena a mexer com massas e espátulas e costuma comparar um bom bolo a um carinhoso abraço. Outra qualidade dela, que é superdelicada no jeito de falar e tratar, é a teimosia. Ou seria obstinação? Joyce não sossega enquanto o bom resultado não chega. Sorte a nossa de passar esta semana com uma professora tão dedicada.

Foto: Ricardo Toscani