Leite de coco caseiro: grosso e fino

Leite de coco caseiro: grosso e fino
Compartilhe

Por Pitadas - 04 de novembro de 2013


O leite de coco caseiro é tão bom, mas tão bom, que quando você experimentar vai se perguntar algo como: "por que eu comprei leite de coco industrializado esse tempo todo?". Aqui no Panelinha, essa experiência é consenso.

Mais saudável, totalmente artesanal e fácil de fazer, o leite de coco pode ser extraído em duas versões: a grossa (primeira extração) e a fina (a que vem da polpa já moída pela primeira extração).

Leite de coco grosso: basta bater no liquidificador, por 4 minutos, 2 xícaras (chá) de coco ralado (você pode ralar a própria polpa ou comprar ralado, desde que seja fresco) com 1 xícara (chá) de água mineral, ou mesmo de água de coco. Numa tigela coberta por um pano de prato limpo, despeje a mistura. Faça uma trouxinha com o pano e aperte bastante para extrair todo o líquido da polpa. Eis o leite de coco grosso.

Leite de coco fino, ou ralo: use a mesma trouxinha contendo o bagaço que sobrou do leite de coco grosso. Coloque dentro de uma tigela e abra o pano. Regue com 1 xícara (chá) de água morna. Volte a espremer a trouxa. Molhe-a no líquido que agora está na tigela e volte a espremer. Repita o processo por cerca de 8 vezes, até que o líquido fique branco. Tem que apertar bem, para extrair tudo! A saber, a versão rala tem menos gordura do que a grossa.