Como montar a marmita

Como montar a marmita
Compartilhe

Por Pitadas - 12 de maio de 2016


Para montar a marmita, o ideal é usar o raciocínio dos grupos de alimentos, para garantir uma refeição balanceada: cereais e tubérculos (arroz, cuscuz, macarrão, pão), feijões (carioca, preto, grão-de-bico, lentilha, soja), hortaliças (cenoura, abobrinha, berinjela, brócolis, abóbora, vagem) e, para quem come, uma carne. Pode ser um pê-efe para viagem, pode ser uma saladona caprichada. E para completar, leve uma fruta de sobremesa (muitas já vêm da natureza embaladas para viagem: banana, maçã, mexerica são super portáteis).

VEJA RECEITAS de MARMITA

Leia mais sobre como montar uma refeição balanceada

Proporção

Metade da marmita deve ser ocupada por hortaliças; e na outra metade, cereais e tubérculos dividem a área com os feijões (e se tiver carne, elas ocupam uma parte do espaço dos feijões).

Camadas
Se for montar uma marmita no pote, tem ordem para empilhar os alimentos. O molho sempre vai no fundo. As demais camadas você pode empilhar seguindo a mesma lógica que usa na sacola da feira: os alimentos mais firmes, que não amassam, vão no fundo. Os mais delicados, no alto. As folhas e os croutons devem ficar no topo, assim não murcham no contato com o molho nem amassam com o peso dos outros alimentos.

Divisórias

Se for montar um pê-efe para viagem em um pote com divisória, atente para separar alimentos caldosos (como o feijão ou o vinagrete) daqueles crocantes (como folhas da salada ou aquela colherada de farofa).

O molho
Leve o molho de salada em um recipiente à parte (assim as verduras não murcham). Se achar muito trabalhoso, então coloque o molho no fundo do pote e longe das folhas (perto de massas ou grãos, por exemplo). Dessa forma, o molho rega a salada quando ela é servida num prato. Se for comer direto do pote, chacoalhe para que misture.