Macarrão com sardinha e limão

Macarrão com sardinha e limão
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de maio de 2014


Quem mora no litoral não tem tanto problema com peixe: encontra fresco para comprar e já traz enraizada a ideia de que a carne é praticamente tão comum quanto as outras. Já quando se sobe a serra… O produto vai parar no congelador do supermercado, salvo exceções. Ah, mas comer peixe pode ser mais simples, sim. E a gente vai provar isto nesta semana toda aqui no blog, em que os posts serão todos dedicados ao tema. Com uma diferença: a receita tem que ser fácil.

A gente já começa com uma receita: um macarrão com sardinha. O peixe é rico em ácido graxo ômega-3, que entre outros benefícios, auxilia no aumento da atividade cerebral, melhora a transferência de oxigênio nos pulmões e a auxilia na proteção das células fotossensíveis dos olhos.

O segredo desta massa é o perfume do limão, que deixa o clima totalmente praiano - se já está com saudade do verão, eis uma boa forma de recuperar as boas memórias dos dias na praia.

Macarrão com sardinha e limão
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos + 10 minutos para o macarrão + 10 minutos para o molho

Ingredientes
2 xícaras (chá) de macarrão do tipo Casareccia
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de tomate grape cortado em metades
1 lata de sardinha
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo
1. Leve ao fogo uma panela média com bastante água. Acrescente a colher (sopa) de sal e, assim que começar a ferver, junte o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem e escorra.

2. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para preparar o molho: transfira as sardinhas para um prato e, com uma pinça ou garfinho, descarte a espinha central. Leve uma frigideira ao fogo médio com o azeite e, quando aquecer, junte os tomates e refogue por 2 minutos. Regue com o vinho branco e acrescente as sardinhas. Salpique as raspas de limão, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 7 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Transfira o macarrão ainda quente para uma tigela de servir, e regue com o molho. Misture delicadamente e sirva a seguir.

Foto: Ricardo Toscani