Manteiga composta

Manteiga composta
Compartilhe

Por Pitadas - 17 de março de 2015


Uma das maneiras mais legais de aproveitar as ervas frescas é preparar a manteiga composta - ou manteiga temperada, como preferir. Misturada com ervas e outros temperos, esta manteiga serve para dar sabor a jato em carnes, aves, peixes, massas, vegetais e pães.

Na próxima vez que preparar peito de frango, lembre de colocar uma fatia da manteiga composta para ganhar um grelhado incrível. Ah, e em uma fatia de pão quentinha então… Humm! Vai muito bem!

Ingredientes:
Faz 1 rolinho
Tempo de preparo: 10 minutos
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de salsinha
2 ramos de tomilho
2 folhas de sálvia
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
papel manteiga
Antes de começar o preparo, deixe a manteiga em temperatura ambiente por 15 minutos, no mínimo. Lave e seque as ervas. Enrole as folhas de sálvia como um charutinho e fatie fino, debulhe o tomilho e pique fino a salsinha. Descasque e amasse o alho.

Numa tigela, junte a manteiga, as ervas e o alho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com um garfo até formar uma pasta lisa. Corte um retângulo de papel-manteiga (ou filme) com 30 cm de comprimento. Coloque a manteiga no centro, dobre o papel sobre a manteiga e modele com as mãos para formar um rolinho. Vá enrolando as pontas, como se fosse embrulhar um bombom, até que a manteiga obtenha uma forma de bisnaga. Leve para o congelador e conserve por até 3 meses. Para consumir, corte fatias e sirva sobre grelhados.

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha